04/03/2013

"A alegria da pobreza está nesta grande riqueza de dar, e ficar contente."

O vídeo do Turismo Sexual de Portugal é um autêntico tiro no pé. O facto de sermos um povo que "dá e fica contente", não significa que mostremos os dentes a quem nos humilha, que é o que o Turismo faz.
A primeira coisa a ter em consideração é que o vídeo é para os portugueses. Alguém se lembrou que os profissionais do turismo precisam de um vídeo de truques e dicas no que toca à arte de receber. O problema é que queriam mostrar que devemos abrir os braços a quem vem por bem, mas acabaram por dizer para abrimos as pernas e não interessa a quem. O que claramente falha no vídeo é que a mensagem que queriam passar era "quando à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa com a gente" mas acabaram por dizer "deita-se na cama com a gente". E, meus amigos, quem acha esta mensagem bonita, e nada humilhante, então é porque merece ser representado nela!
De resto, o que não tem conotação sexual também não está nada por aí além. A espanhola diz que a comida portuguesa é "una pasada" mas depois vai ao Avillez que prepara um prato que eu não consigo identificar. O jovem do surf começa a cantar aquela do "riders in the sun" e faz-me sentir vergonha alheia. Por momentos até pensei que o garoto fosse dizer "eu vim na carrinha pão de forma e nem tenho dinheiro, nem nada, mas o Francisco tratou-me como filho e emprestou-me uns euros que devem dar até eu chegar a Marbella". Ainda bem que o surf tem expressividade suficiente em Portugal de forma a entrar num vídeo promocional do Turismo de Portugal.
O vídeo pode ser visto aqui.

Sem comentários: