17/05/2012

"É na terra não é na lua" - crítica ao passatempo

Adorei o filme e quando soube do passatempo organizado pelo Cinecartaz, Fugas, Alambique e Direcção Regional de Turismo dos Açores não hesitei em participar. O prémio era uma viagem de 5 dias aos Açores para 2 pessoas. A vencedora já foi anunciada e a sua crítica pode ser lida aqui: http://fugas.publico.pt/Passatempo/302670
Penso que o meu texto estava melhor. Que não repugne ninguém este meu convencimento pois se eu considerasse a minha crítica inferior admiti-lo-ia da mesma forma e sem qualquer constrangimento.
O que me chateia é o facto de a pessoa que ganhou ter ligações profissionais nas ilhas. Hoje soube ainda que a Secretaria do Turismo, "sensível aos vários pedidos", resolveu oferecer a viagem não até Ponta Delgada - como estava inicialmente previsto - mas até ao Corvo (que sinceramente é o que faz mais sentido). Aliás parece-me bastante conveniente que assim seja. Se a pessoa já está na ilha não pode ganhar a viagem até essa mesma ilha, pois não? E o certo é que uma viagem Ponta Delgada (ou outra cidade dos Açores) - Corvo fica sempre mais barata que uma viagem Lisboa - Ponta Delgada ou Corvo. Fiquei com um amargo de boca por ter a sensação que a minha sorte não dependeu apenas da exegese, ainda que subjectiva, de texto. E perder por perder, preferia que tivesse ganho o José Silva que não faz a mínima ideia de quem está sentado na cadeira do turismo nem nunca foi aos Açores.

Sem comentários: